segunda-feira, 2 de abril de 2012

A Melancia Quadrada

Tem coisa que só acontece no Japão, né?! A melancia quadrada é uma delas. Sim, isso mesmo... Quadrada.


O histórico da melancia quadrada começa a cerca de 30 anos atrás, com o bom êxito obtido por alguns agricultores da região de Shikoku, Japão. Mas sua divulgação veio através dos meios de comunicação, há aproximadamente nove anos, com a ideia de produção e importação – para todo o país – do agricultor da cooperativa agrícola de Zintsuji (Kagawa), situada também na região de Shikoku, Takashi Yamashita, quando descobriu que muitos lugares do Japão não comercializavam melancias por não terem espaço para armazená-las, pois são enormes e redondas.



Para obter a forma quadrada da melancia, os frutos em fase de crescimento, ainda plantados, são colocados em formas quadradas de vidro, sendo forçados a crescerem e tomarem essa forma. Porém na busca do aperfeiçoamento a melancia quadrada perdeu seu sabor doce, e devido isso o produto tem mais uma finalidade decorativa, pois pode ser conservada durante aproximadamente um ano e meio.



Entretanto, a novidade não está ao alcance de todos. Uma fruta dessas não sai por menos de 10 mil yienes, o equivalente a U$S 83.

Um comentário:

  1. Bem,como sou formado em Agropecuária e atualmente trabalho ná area de Gastronomia não poderia deixar de comentar este post.gostei de mais...aproveitem e visitem meu Bloghttp://christianrobertgourmet.blogspot.com.br/
    FACEBOOKhttps://www.facebook.com/crfleith

    ResponderExcluir