Das palavras ori (dobrar) e kami (papel) surge a milenar arte japonesa de dobraduras de papel que por alguma regra da língua japonesa que não faço idéia de qual seja, quando colocadas juntas sofrem uma variação na pronúncia e se tornam Origami.
A arte do origami consiste na criação de formas, que costumam referenciar a natureza, pela sequência de dobras em um pedaço de papel, geralmente, sem utilizar nenhum corte para isso.
A prática do origami traz excelentes benefícios favorecendo a concentração, a destreza manual e a paciência. E quem não gostaria de dar uma turbinada em alguma dessas qualidades? Seja um pouco mais de concentração para acabar mais rápido aquela análise cheia de detalhes que seu chefe pediu para ontem, seja mais paciência para ?discutir a relação? bem na hora que você senta na frente da TV para aqueles tão merecidos 30 minutos de descontração.
Sem sombra de dúvidas o origami mais repetido em todo o planeta é o que simboliza o Tsuru. O Tsuru representa o Grou, uma ave de pernas compridas e pescoço longo. Se bem que há quem diga que o Tsuru represente a garça ou a cegonha, aves que também não fogem muito dessa descrição. Para os japoneses, o grou representa longevidade, juventude, paz, saúde e por isso, é comum vermos origamis do Tsurus em presentes, eventos festivos como casamentos e comemorações.
Diz uma famosa lenda japonesa, que se fizermos mil Tsurus com a mente voltada para algo que queremos muito, nosso desejo se realizará.
Para dar uma forcinha na compra do carro novo ou para conseguir aquela promoção que você vem esperando há anos, coloco abaixo o esquema para se fazer o origami do Tsuru.
Agora é com você, mãos à obra.
Fonte: Mestre do Sushi
Nenhum comentário:
Postar um comentário