quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Vamos brindar a vida?

Todo dia é dia de festejar a vida! E como tradição, vamos fazer isso com o saquê! O que acha?

O saquê é uma bebida tradicional do Japão, obtida com a fermentação do arroz. Ao contrário do que pensam, ela é tomada geralmente quente e no começo da refeição. Os japoneses costumam tomá-la em grandes comemorações, como Ano Novo e cerimônias de casamento.

A primeira produção de saquê foi no Século III e aconteceu em Nara, antiga capital japonesa. Diversas regiões do país produzem o saquê, mas a região que leva fama de produzir a melhor bebida é o distrito de Fushimi, em Kyoto.

Agora vem o mais peculiar. A melhor temperatura para saborear o saquê é de 35ºC, pois nessa temperatura se percebe melhor as delicadas características da bebida. Mas também pode ser bebida em temperaturas superiores ou inferiores, de acordo com a estação do ano.

Sakerita: uma versão brasileira de saborear a bebida

Quando aquecido, a uma temperatura de até 45º C, o saquê é conhecido por kan . Torna-se encorpado e adquire um sabor acentuado de melão.Quando resfriado, o saquê é conhecido por higa e assume um sabor frutado. Ao ser servido é acrescentado sal às bordas do copo.É geralmente servido em copos de porcelana antiga ou em pequenos copos de madeira, conhecidos por masu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário