quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia da Saudação

Já que hoje é o Dia das Saudações, o Mirai Japanese Cuisine traz para vocês alguns dos mais importantes cumprimentos do país oriental.


As diferenças existentes entre as distintas nações são bastante interessantes. Os japoneses, por exemplo, possuem uma forma bastante especial de se cumprimentarem, pois o cumprimento independente pra quem quer que seja é feito com bastante reverência, porém as pessoas com níveis sociais superiores inclinam-se menos que as pessoas socialmente inferiores. 

Desde o século VIII, a forma de cumprimento mais utilizada se chama ojigi. Apesar de parecer fácil se inclinar e imitar os japoneses, a forma com que uma pessoa se inclina pode significar diferentes coisas:




Kirei: Forma utilizada há tempos, hoje não é mais praticada. A pessoa deveria ficar de joelhos e se inclinar com o rosto quase no chão, postura nomeada de kiza.



Dogeza: Forma utilizada no período feudal quando o senhor se colocava a frente de um homem comum. O homem comum tinha que tocar a testa no chão. Hoje é utilizada para pedir perdão quando uma pessoa comete um erro muito grave.



Keirei: Forma padrão utilizada para saudar amigos e familiares. A inclinação é feita em 45º.



Saikeirei: Forma utilizada para demonstrar respeito perante pessoas socialmente superiores. A inclinação é feita à 75º. Curiosidade: Essa forma de saudação era utilizada antigamente para saudar o imperador.




Eshaku: Forma bastante utilizada para demonstrar cordialidade somente. A inclinação é feita em 15º. 

Apesar de serem importantes formas de expressão, as saudações sempre necessitam ser acompanhadas de palavras adequadas ao cumprimento.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário