Quarta-feira, dia 12 de junho, comemoramos o Dia dos Namorados no Brasil. Mas e no Japão, como será que é comemorada essa data?
Como adoramos a cultura oriental, resolvemos fazer um post sobre o assunto.
O Dia dos Namorados no Japão é bem diferente do nosso. Nesse dia, apenas as mulheres presenteiam (pasmem!!!) e, principalmente, com chocolates!
A comemoração do dia dos Namorados foi introduzida no Japão em 1936, pela confeitaria Morozoff, na cidade de Kobe. Em 1958 a rede de lojas de departamentos Isetan (uma espécie de Mappin' japonês que existe até hoje) popularizou o costume do Dia dos Namorados através de uma massiva campanha publicitária acompanhada de muitas mercadorias em oferta: Dê um presente a quem você ama no dia de hoje.
O mais divertido é que o dia dos namorados japonês inclui os "sem namoradas". Os amigos, chefes e colegas de trabalho também ganham chocolate das meninas. Ninguém precisa ficar triste, porque todo mundo tem a quem presentear ou de quem receber.
Os chocolates são divididos em dois tipos: giri choco 義理チョコ (chocolate “obrigatório”) e honmei choco 本命チョコ (chocolate para o amor verdadeiro).
O honmei choco é dado à pessoa por quem a mulher esteja apaixonada. Se ainda não estão juntos, é um meio de declarar o seu amor à pessoa. Há muitos programas de TV para ensinar a preparar o chocolate caseiro (tezukuri), que é o melhor presente de Valentine’s Day quando se trata de honmei choco.
O giri choco é dado também para os chefes no trabalho, assim como para outros colegas, sendo chamado de "chocolate da convivência social". É normal uma mulher comprar mais de 20 caixas de chocolate para distribuir no escritório, além de presentear outros homens com quem ela mantêm contato regular. Mas as moças tomam o cuidado de escrever “giri” no chocolate que é oferecido por obrigação, para não dar margem a interpretações equivocadas.
Fonte: www.nihongobrasil.com.br